HOME > APOLOGÉTICA GERAL 

Oração em apologética 

     Um dos perigos do apologista é cair na armadilha de confiar em suas próprias habilidades intelectuais de convencer e levar alguém ao reino de Deus. Fico triste em afirmar que eu já fui culpado disso.
     O orgulho se esconde no coração e assim não pode ser visto. Quando nós confiamos somente em nosso próprio conhecimento em vez da palavra de Deus, misericórdia e graça, nós caímos nessa armadilha. Não é a razão que converte, mas o Espírito de Deus. Não é a lógica que nos atrai as Deus, mas Jesus (Jo 12:32). Não é a evidência que convence uma pessoa de seus pecados, mas o Espírito Santo (Jo 16:8). É por isso que necessitamos confiar em Deus e confiar que Ele usará a nossa defesa da verdade para Sua glória e seu benefício.
     Ignorar a oração na apologética é ser orgulhoso. É o mesmo que dizer que não precisamos de Deus. Mas nós precisamos orar por aqueles que estão perdidos, orar para que suas mentes sejam abertas, orar para que a palavra de Deus seja verdadeira para eles, orar para que nosso testemunho seja forte, e orar para que o mal não fique entre eles e nós. Nós estamos lutando uma batalha espiritual e precisamos de ferramentas espirituais. A oração é talvez a mais importante de todas elas.
     É o Senhor que abre o coração e mente, não você (At. 16:24). Peça direção a Deus (Jo. 14:14). Peça bendizendo sua compreensão (Tg. 1:5) e seu discurso (Cl. 4:6). Peça ao Senhor que abra também sua compreensão a palavra de Deus (Lc.24:45). Isto é o que Ele faz. 
     A oração traz humildade a quem ora. Admite a dependência de Deus. Se nós somos humildes e dependemos de Deus, nós provavelmente vamos ouvir Sua voz. A oração significa que você está buscando intervenção divina. Traz poder em suas palavras. Muda seu coração. E leva você perto de Deus.
     Ser um grande apologista não é ter uma insígnia de honra cristã como uma demonstração de suas habilidades intelectuais. É a resposta para o chamado de Deus a todos os cristãos (1Pe 3:15) que deve ser empreendida com amor e humildade: amar as pessoas e humildade ante Deus.
     Nunca permita que seu estudo e prática em apologética coloquem-se no lugar do poder, recebido por fé, na oração ante o Criador. Peça ao Espírito Santo abençoar suas palavras e abrir os corações daqueles com quem você fala...e então dê o melhor de seu estudo e suas habilidades. 


Matthew J. Slick
Tradução de Emerson de Oliveira

 

VOLTA

           

Free Web Hosting