HOME > SEITAS E HERESIAS > MORMONISMO

Evangélicos perdendo a batalha? 

Por Emerson Honório de Oliveira

     Este artigo visa responder o site http://www.amai.jc.nom.br , um dos maiores sites mórmons brasileiros. Eles colocaram um artigo de Carl Mosser e Paul Owen chamado: "Estudos Acadêmicos Mórmons, Apologética e Negligência Evangélica: Perdendo a Batalha sem o Saber?" onde os dois autores, ambos cristãos americanos, falam sobre a necessidade de mais empenho da comunidade evangélica em lidar com os mórmons. Só que os mórmons tem usado este artigo para dar a idéia de que Mosser e Owen estavam dizendo que os evangélicos não são páreos para os mórmons (os seus eruditos, como Nibley e a FARMS - um instituto mórmon que tenta encontrar provas, entre elas, arqueológicas, para o Livro de Mórmon).

Vejam um trecho do artigo:

Este artigo foi publicado no Trinity Journal (Outono '98, p. 179 – 205). Nota: O Trinity Journal é um dos mais respeitáveis periódicos da comunidade evangélica mundial.

Gostaria de incluir este artigo aqui pois é a opinião de dois eruditos evangélicos que estudaram o Mormonismo. Apesar de suas intenções principais são de despertar e chamar os evangélicos à batalha, eles reconhecem em suas conclusões de que editores evangélicos precisam cessar de publicar trabalhos que são desinformados, enganosos ou de alguma maneira inadequados”, o que é um grande avanço no relacionamento inter-religioso e um ‘puxão de orelha’ naqueles que gostam de publicar acusações contra outras religiões as quais pejorativamente chamam de seitas (vou chamá-los nesta tradução de anti-sectários, acho que seria a melhor tradução para “anticultists”, do Inglês).

Carl Mosser é um recém graduado da Talbot School de Teologia em La Miranda, Califórnia, onde obteve seus mestrados em Teologia, Novo Testamento e Filosofia da Religião e Ética,

Paul Owen é um candidato a Ph.D na Universidade de Edinburgh, Escócia, onde está estudando no departamento de linguagem do Novo Testamento, Literatura e Teologia.

No entanto, o comentário seguinte, de Carl Mosser, deve notar-se: 

1) Nós dissemos que os evangélicos atuais estão *desnecessariamente* perdendo a batalha. Os mórmons só tem uma vantagem devido ao abandono evangélico, não porque seus argumentos são bons. 2) Deve ser óbvio que nós temos lído muito material mórmon quanto qualquer um, talvez mais que a maioria dos mórmons e ainda estamos céticos com relação ao mormonismo. Isto deve preocupar os SUD que só tem a FARMS como sua inspiração. Temos lido muito dos artigos mórmons e ainda permanecemos sem estarmos convencidos.  

Isto o autor do site não disse.

 

VOLTA