HOME > SEITAS/HERESIAS > TESTEMUNHAS DE JEOVÁ 

As 10 piores citações falsas da Brochura "Deve-se Crer na Trindade?

Steve Rudd
Tradução: Stephen Adams

Quando uma Testemunha de Jeová (TJ) lê esta lista dos 10 Mais, elas chegarão à conclusão ou que a Sociedade Torre de Vigia (STV) está errada por fazer citações satânicas ou se tornarão desonestas consigo mesmas! Esta lista é tão poderosa e irrefutável que as TJ não terão nenhuma idéia de como tratar com ela! Sua resposta comum é voltar para as sombras do anominato de onde elas vieram. 

A revista Sentinela, de 1 de agosto de 1990 publicou um auto-elogio do folheto:

Deve-se Crer na Trindade?

Ian Boyne, escritor de assuntos religiosos para o jornal The Sunday Gleaner, Jamaica, Índias Ocidentais, analisou uma brochura recentemente publicada pelas Testemunhas de Jeová e comentou, em parte:

"As Testemunhas merecem ‘nota 10’ por esse documento que, embora redigido com uma simplicidade tal que um adolescente o pode ler, está pontilhado — sem exagero — de citações de eruditos e fontes respeitáveis. . . . A publicação Deve-se Crer na Trindade? é um golpe de mestre das Testemunhas de Jeová, e agora nenhum trinitarista — ou binarista — está seguro. O folheto empilha citação após citação de fontes históricas e teológicas para mostrar que a doutrina da Trindade não se originou na Bíblia. Ele cita a abalizada Encyclopedia of Religion [Enciclopédia de Religião] como dizendo: ‘Os teólogos concordam que o Novo Testamento também não contém uma explícita doutrina da Trindade.’"

Boyne disse também: "É dificílimo para este escritor de assuntos religiosos divisar como um membro mediano duma igreja — ou até mesmo um que esteja acima da média — poderá responder aos argumentos convincentes e abalizados reunidos pelas Testemunhas de Jeová contra o conceito de que Jesus é Deus."

Notem a tremenda forma como a STV se vangloria de que "ninguém pode revidá-los". O artigo da revista diz que o folheto "está pontilhado — sem exagero — de citações de eruditos e fontes respeitáveis". Mas vamos ver por este nosso artigo que a STV não é tão honesta como parece ser.

A Lista das 10 mais: "O Pior dos Piores" da STV é fazer citações satânicas em sua Brochura "Deve-se Crer na Trindade?" Esta pequena Brochura satânica é usada pelas TJ para enganar o público em pensar que a Trindade é uma doutrina pagã. A Brochura faz cerca de 100 citações de várias fontes no total. Inclusive incluímos aqui um pequeno trecho delas para provar o que estamos falando. 

1. Primero, incluímos citações da STV de 8 descrentes bíblicos (críticos do cristianismo) para demonstrar que a Trindade é pagã, que nem mesmo acreditaram na Bíblia! Se a STV tivesse dito que esses oito homens também disseram que o cristianismo foi de origem pagã, retiraríamos nossa crítica! Mas a STV faz parecer que estes 8 homens dizem que só a Trindade foi pagã mas acreditam no resto da Bíblia. Isto é chocante e por isto confira se você está mesmo sentado antes de ler! 
2. Nós também incluímos exemplos de como a STV deliberadamente cita mal a Bíblia sobre a crença dos trinitarianos e lhes faz dizer que está o oposto do que eles pensaram.  
3. Do lado esquerdo da tabela colocamos a ctiação como a aparece na Brochura. Na parte direita colocamos a citação completa com as partes em
vermelho sendo aquelas que eles omitiram.


Top nº 1 
Boletim da Biblioteca John Rylands
O autor é um crítico do cristianismo

"Tem que ser enfrentado o fato que a pesquisa do Novo Testamento...mostrou um número crescente de estudiosos do Novo Testamento que chegaram à conclusão que Jesus...certamente nunca creu ser Deus" Citado pela STV

Folheto: "Deve-se Crer na Trindade?"

Em um dos mais incríveis exemplos satânicos de fazer falsas citações, olhem o que eles omitiram com suas reticências (...). Vejamos a citação completa: 

"Tem que ser enfrentado o fato que a pesquisa do Novo Testamento pelo menos nos últimos trinta ou quarenta anos, um número crescente de estudiosos do Novo Testamento que chegaram à conclusão que Jesus em si não clamou nenhum dos títulos cristológicos que os evangelhos lhe atribuem, nem mesmo o nome de 'Cristo' e certamente nunca creu ser Deus". 

Estes "estudiosos" não só negavam que Jesus disse ser Deus, mas que Ele também nunca disse ser o Messias! Simplesmente não podemos entender por quê a Sociedade ama citar estes críticos do cristianismo! 

Top nº 2 
E. Washburn Hopkins: Origem e Evolução da Religião
Hopkins é um crítico do cristianismo

"Jesus e Paulo aparentemente desconheciam a doutrina da trindade;...nada dizem a seu respeito." Citado pela STV

Olhe o resto da frase: "O princípio da doutrina da Trindade já aparece em João" (c. 100). A Jesus e Paulo a dourina da Trindade era aparentemente desconhecida" 

Enquanto Hopkins crê que Jesus e Paulo rejeitaram a Trindade, ele diz uma frase antes: que o evangelho de João a ensina claramente! É lógico que Hopkins é outro crítico do cristianismo que também disse: "Finalmente, a vida, tentação, os milagres, parábolas e inclusive os discípulos de Jesus foram diretamente derivados do budismo". Assim, Hopkins acha que a Trindade E a maioria das doutrinas da STV são derivadas do budismo! Nossa! Uma prova muito convincente, de fato! 

Top nº 3 
Siegfried Morenz: Religião Egípcia
Morenz é um crítico do cristianismo

"A trindade era uma das principais preocupações dos teólogos egípcios... Três deuses são combinados e tratados como se fossem um único ser, a quem se dirige no singular. Deste modo, a força espiritual da religião egípcia mostra ter um vínculo direto com a teologia cristã Citado pela STV

Olhe a frase em vermelho abaixo, que as TJ omitiram da frase. Morenz, que não acreditava na Bíblia, diz que a Bíblia ensina a Trindade. Ele não está dizendo que só a Trindade é de origem pagã, mas a Bíblia inteira! 

"
A trindade era uma das principais preocupações dos teólogos egípcios...Três deuses são combinados e tratados como se fossem um único ser, a quem se dirige no singular. Deste modo, a força espiritual da religião egípcia mostra ter um vínculo direto com a teologia cristã. Para evitar qualquer mal entendido, devemos enfatizar que a substância da Trindade cristã é bíblica: Pai, Filho e Espírito Santo. Os três são mencionados juntos em todo o Novo Testamento, provavelmente por razões litúrgicas". 

Morenz é um crítico do cristianismo! Não só diz que a Trindade é pagã, mas avisa que as expressões "segunda morte" [Ap. 20:14], "coroa da vida" [Tg. 1:12] e a "coroa dos justos" são termos pagãos! Tendo dito isto, Morenz realmente diz que a Bíblia ensina a Trindade! Ele não crê na Bíblia, pensa que ela é de origem pagã, mas que a Bíblia ensina a Trindade! Que decepção satânica das TJ!  

Top nº 4 
Will Durant: História da Civilização
Durant é um crítico do cristianismo

"O cristianismo não destruiu o paganismo; ele o adotou. . . . Do Egito vieram as idéias de uma trindade divina." Citado pela STV

Veja as palavras que as TJ tiraram da citação (em vermelho):  

"O cristianismo não destruiu o paganismo; ele o adotou. . . . Do Egito vieram as idéias de uma trindade divina, o Juízo Final, a recompensa e castigo" . Olhem só! Durant não só diz que a Trindade é pagã, mas que o Juízo Final também é! Duvido que as TJ concordem com isso! Durant acusa os apóstolos de roubar suas doutrinas do paganismo nesta citação! 

 

Top nº 5 
Arthur Weigall: O Paganismo no Nosso Cristianismo
Weigall é um crítico do cristianismo

"Em nenhuma parte do Novo Testamento encontra-se a palavra ‘Trindade’. A idéia só foi adotada pela Igreja trezentos anos depois da morte de nosso Senhor; e a origem do conceito é inteiramente pagã." Sentinela, 1 de setembro de 1989, p.8

Chamamos Weigall de "estrela" da Torre de Vigia ao tentarem provar que a Trindade é pagã. Ele é muito usado na Brochura. Só que Weigall também fala que todo o cristianismo e suas doutrinas, como a Santa Ceia, o batismo e o nascimento da Virgem são de origem pagã! 

Top nº 6 
Lyman Abbott: Dicionário do Conhecimento Religioso
Abbott é um crítico do cristianismo

a Trindade "é a corrupção emprestada de religiões pagãs e enxertada na fé cristã". Citado pela STV

É desonesto que a STV tampouco diz que o autor critica no mesmo livro a Igreja, o batismo, a Ceia do Senhor, a expiação pelo sangue e a Trindade

Top nº 7 
Edward Gibbon: História do Cristianismo
Gibbon é um crítico do cristianismo

"Se o paganismo foi conquistado pelo cristianismo, é igualmente verdade que o cristianismo foi corrompido pelo paganismo. O puro deísmo dos primeiros cristãos . . . foi mudado, pela Igreja de Roma, para o incompreensível dogma da trindade. Muitos dos dogmas pagãos, inventados pelos egípcios e idealizados por Platão, foram retidos como sendo dignos de crença." Citado pela STV

O que Gibbon está dizendo é que a prórpia Bíblia é de origem pagã, não só a doutrina da Trindade! "Gibbon foi um cético e sua incredulidade transparece em cada página de seu trabalho, onde o cristianismo é raramente mencionado. Seu ceticismo o levou a cometer vários erros e inexatidões em sua obra" (Enciclopédia de literatura Bíblica, teológica e eclesiástica, John McClintock e James Strong, Vol 3, p847 "Gibbon") 

Top nº 8
Adolf Harnack: Linhas Gerais da História de Dogmas
Harnack é um crítico do cristianismo

"Por volta do fim do terceiro século EC...a doutrina da igreja ficou firmemente enraizada no solo do helenismo [pensamento grego pagão]" Citado pela STV

Olhe só o que Harnack disse algumas frases antes: "a religião cristã no terceiro século não tinha qualquer ligação com as religiões pagãs". Mas Harnack é um crítico do cristianismo. "Harnack começou com pressuposições anti-cristãs e anti-supernaturalistas...os métodos e idéias de Harnack o levaram a negar as maiores doutrinas do cristianismo, como o nascimento virginal, a divindade e pré-existência de Jesus, a ressurreição do corpo, os milagres, a existência de demônios, exorcismos e Jesus como o Messias prometido". 

Harnack diz que a Igreja no séc. III NÃO FOI AFETADA pelo paganismo! Isto é o que a STV não quer que você veja, porque contradiz o que eles crêem! Este é um exemplo de como a STV torce até mesmo a frase de um crítico do cristianismo! 

Top nº 9 
Edmund Fortman: O Deus Triúno
Fortman é trinitarista

"Não evidência de que qualquer escritor sacro sequer suspeitasse da existência de uma [Trindade] na Divindade". Citado pela STV

A STV deliberadamente não diz que esse comentário de Fortman se dirige especificamente aos escritores do Velho Testamento e não aos escritores do Novo Testamento.  A STV faz parecer que Fortman está dizendo que NENHUM escritor da Bíblia suspeitasse da existência da Trindade.

Top nº 10
James Hastings: Enciclopédia de Religião e Ética
Hastings é trinitarista

"De início, a fé cristã não era trinitarista". Citado pela STV

Veja a citação completa:

"De início, a fé cristã não era trinitarista numa referência estritamente ontológica".

A STV faz parecer que Hastings nega a Trindade e concorda com as TJ, quando na verdade ele está apenas se referindo ao sentido ontológico. Que falcatrua que a STV faz neste Brochura! Todos os trinitarianos concordam com Hastings. Ele está falando de salvação X Trindade ontológica. As TJ nunca ouviram falar sobre isto, muito menos a entendem! 

 

VOLTA

           

Free Web Hosting