HOME > SEITAS E HERESIAS > TESTEMUNHAS DE JEOVÁ 

JESUS É JEOVÁ

Como testemunhar às Testemunhas de Jeová sobre
a divindade de Cristo

Parte II

Por R. K. McGregor Wright, Ph.D.
Tradução: Emerson Honório de Oliveira

Este artigo é a continuação de Jesus é Jeová - Parte I.

V. Evite os textos mais conhecidos

Lembre-se que a Sociedade não ensina seus adeptos a entenderem os versículos dentro de seu contexto. Seus livros citam versículos sem sentido, o que não dá para fazer um estudo sério. Eles estão familiarizados com uma grande quantidade de textos separados e gostam de utilizar textos pré-selecionados. Assim não use as provas habituais para a divindade de Cristo. Não comece com Jo.1:1 sobre que o Verbo é Deus. Eles já têm sua própria interpretação para isto, baseados em sua gnorância do grego.

Já que eles tem sua Enfática Diaglótica, ou Tradução Interlinear do Reino do Novo Testamento, tentarão sempre levá-lo a usar sua própria bíblia e seu fraco conhecimento do grego. A conversa entre vocês pode virar uma "batalha de autoridades" e talvez ninguém pode ganhar. Isto só acontece se usar a própria tradução deles. E não use Jo. 8:58 (eu sou) porque eles já deturparam este também. E não use IJo. 5:8-9 na versão Almeida RC, porque talvez seja uma adição espúria, e não aparece nas versões modernas. Rm. 9:5 também ensina que Jesus é "Deus bendito para sempre" mas isto é mal traduzido nas versões liberais modernas fazendo parecer com a Tradução do Novo Mundo, assim evite estas também. Só use argumentos que eles nunca viram.

VI. Use o "método indireto"

Pelo "método indireto" quero dizer que você precisa fazer com que concordem com as premissas de seu argumento, e depois mostrar-lhes que a conclusão é de fato inevitável. Se as premissas vêm de sua própria tradução, eles não vão ter escapatória! Eles vão resistir à conclusão, pois as premissas os forçarão a ver a conclusão que der, mas você tem que depender do Espírito Santo para testemunhar esta lógica, e usar a Palavra para regenerar a mente confusa da Testemunha.

Deus nos fala em passagens como Tg.1:18 e IPd. 1:22-25, Jo. 1:11-13,3:3-8, Hb. 4:12-13, e Is. 55:6-11, que ele nos regenera usando o poder do Espírito Santo em nossos corações. Nós temos que confiar no Senhor para regenerar quem ele quiser (Rm. 9:18) pois tudo aquilo o que o Pai deu ao Filho será salvo (Jo. 6:37-39, 44 e 65). Já que eles confiam em seu próprio raciocínio, estes versículos em João serão muito assustadores para a Testemunha.

VII. Argumentos achados na Bíblia

1) Comece com Rm. 1:18-21, e vá a Cl. 2:9.

Use Rm.1 para entrar em acordo com eles que o Criador revelado na criação (versículo 20) é Jeová. Eles logo concordarão que quando fala de "seu eterno poder como a sua divindade" significa a natureza eterna de Jeová como o Criador. A TNM diz "seu sempiterno poder e Divindade". Isto parece muito estranho, mas está tecnicamente correto, e ajuda seu caso. A "divindade" do Criador então, é a combinação dos atributos que identificam Jeová como o Deus Todo-poderoso. Esta é a primeira premissa de seu argumento.

Você tem que mostrar que esta palavra para "divindade" (Strong nº 2320 - theotes -deidade, o estado de ser Deus) só acontece duas vezes no Novo Testamento--aqui, e em Cl. 2:9. Neste contexto você verá que os vv. 8-9 falam de "Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade". A palavra para "qualidade divina" na TNM é a mesma palavra que apareceu em Rm. 1:20, e significa divindade. A ortografia grega é ligeiramente diferente porque esta forma da palavra deriva do substantivo e a forma em Rm. 1:20 deriva do adjetivo, mas até mesmo uma Testemunha de Jeová pode ver que é da mesma raiz Theios que quer dizer "ter a natureza de Deus".

O texto de Colossenses pode ser parafraseado "pois em Cristo habita [como sua casa natural], a perfeição inteira [toda a abundância] do que faz Deus ser Deus [a Divindade], de forma completa". Ou, em outras palavras, a perfeição do Criador Jeová habita no corpo de Cristo. O termo "qualidade divina" da TNM pode parecer mais fraco no princípio, mas a Testemunha já concordou que o termo em Romanos significa a mesma "qualidade" que faz Deus ser o Criador eterno. "Qualidade divina" é o que faz Deus ser Deus.

A Testemunha não irá querer aceitar esta conclusão, mas você tem que insistir, que se a palavra significa divindade em uma passagem paulina, lógico que terá o mesmo significado em outra passagem que tiver esta mesma palavra. Então, Colossenses mostra que Jesus é Deus. A expressão "toda a abundância da qualidade divina" é isso mesmo.

[N. do T.: o comentário Jamiesson, Fausset and Brown diz sobre Cl. 2.9: "a palavra grega theotes significa a ESSÊNCIA e NATUREZA da divindade, não só uma perfeição divina ou atributos divinos - gr. theiotes - Ele, como homem, não era somente igual a Deus, mas era Deus"]

Pergunte a Testemunha se ela pensa que isto foi um deslize da mão de Paulo. Ela não vai afirmar isto, pois minaria a autoridade da Bíblia. Agora você está pronto para levá-la adiante nas cartas de Paulo.

2) Comece novamente com Is. 45:23, e então vá para Fl. 2:5-11.

Isaías capítulos 40-48 contêm a maior expressão do monoteísmo do Velho Testamento. Leia os versos seguintes com o a Testemunha de Jeová, sendo cuidadoso em oferecer algum comentário, só afirmando que Isaías realmente acreditava que Jeová, como o Criador eterno do mundo, aqui diz ser o único Deus existente.

Em Is. 40:3, o Messias que irá vir é "o SENHOR".

Em 40:10, esta pessoa é "o Senhor Deus".

Em 40:13, ninguém pode contar para o Espírito Santo como entender a Bíblia.

Em 40:25, ninguém é "igual a Deus".

Em 41:21-24, só Jeová como Criador, pode predizer o futuro.

Em 42:8, Jeová não divide sua glória com ninguém mais.

Em 42:17, é vergonhoso adorar outro deus além de Jeová.

Em 43:1, o Senhor é o Criador; 3, o Salvador; 10, quem Israel testemunha ser o único Deus e Salvador.

Em 43:13, ninguém pode inverter uma decisão de Jeová; 25, ele nos salva para sua própria causa (glória), e não por nossas causas.

Em 44:6, não há nenhum deus além de Jeová; 8, e ele não reconhece nenhum outro Deus além dele.

Em 44:24, Jeová criou os céus e a terra sozinho; 28, até mesmo o mau rei Ciro fará o que deseja.

Ao lado de Jeová não há nenhum deus em 45:5,; 6, "fora de mim, não há deus",;

Em 45:14-15, nenhum outro Salvador; 'fora de mim, não há deus".

É difícil de contradizer esses versículos, pois eles são muito claros na Bíblia. Isaías é um exemplo claro da atitude de Deus para as pessoas que querem ter mais de um "deus".

Jeová não é só o maior Deus, mas o único; "antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá...Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus" (43:10, 44:6). Os "deuses" pagãos são meros ídolos, invenções da imaginação, representados por árvores e pedras esculpidas. É pecado imaginar outro deus além de Jeová Deus.

A idéia de um só Deus é chamada "monoteísmo", enquanto uma pessoa que acredita em mais de um deus é um "politeísta". Paulo nos fala que os "muitos deuses" dos gentios são só demônios quando há algum poder espiritual no ídolo visível. Só pode haver um ser eterno, um absoluto, um último, e a Bíblia mostra que só é Jeová.

Não há como contradizer este ponto, pois mudar este ponto muda todo o sentido. Uma pessoa que diz adorar Jeová e que diz que Jesus também é "um deus", é um politeísta disfarçado de adorador de Jeová. Um Deus não quer dizer dois, mesmo se o segundo é menor, ou criado e finito.

Outra tática neste ponto é perguntar para a Testemunha se Jesus é "um verdadeiro Deus" ou "um falso Deus". Se ele é um falso Deus, por que eles lhe dão atenção e se ele é um verdadeiro Deus, eles não são monoteístas, e entram no juízo do profeta Isaías nas passagens acima. A única possibilidade é que eles concordam com a doutrina cristã do Trindade; Jeová é um, um Deus tri-pessoal, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo.

O próximo passo neste argumento é olhar os últimos versículos de Isaías 45. Nos versículos 22-23 nós lemos que Jeová ("eu sou Deus e há nenhum outro") jura: "Por mim mesmo tenho jurado...que diante de mim se dobrará todo joelho, e por mim jurará toda língua". Jeová jura por ele que não há nada além dele e sobre ele. Isto é o que significa ser "absoluto" ou "último". A Testemunha concordará com isto, e dá no mesmo em sua tradução.

3) agora volte para Fl. 2:9-11.

O terceiro passo é virar à citação de Paulo de Is. 45 em Fl. 2:10-11, que "para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai". Parece que aqui  temos outro erro de Paulo. Este experiente rabino, treinado no hebraico original do Velho Testamento (pois os rabinos daquele época ensinavam em hebraico), mudou o locutor na citação de mim (Jeová) para Jesus. Seu uso desta passagem monoteísta de Jeová, mostra que Paulo acreditava que Jesus era Jeová. Ele não poderia ser mais claro.

[N. do T.: a palavra grega para dobrar aqui (kampto) significa mesmo "curvar-se", no sentido de adoração]

Como alguém que conhecia tanto o hebraico poderia errar assim? Paulo diz que é à glória do Pai que o Filho obteve "o nome que é sobre todo nome". Mas só há um nome acima de todo (outro) nome, e este só pode ser "Jeová". Nenhum outro nome tem mais alto valor que ele (versículo 9). Então, é à glória do Pai que o Filho foi chamado Jeová. Se não é assim, então seria idolatria para "todo joelho" se curvar "ao nome de Jesus". O nome de Jesus significa "Jeová Salvador".

Este argumento é racionalmente irresistível, mas a Testemunha ainda pode preferir ficar mais com o "corpo governante" do Brooklyn que com o apóstolo Paulo. É claro, se ele admitir que a Bíblia diz que Jesus é Jeová ele terá que admitir que a STV é um falso profeta.

VIII. O que é a Trindade?

Em algum ponto da conversa a Testemunha falará da Trindade. É sempre interessante perguntar para eles o que eles pensam ser realmente a Trindade, porque normalmente eles só tem uma vaga idéia do que seja, e várias vezes citam textos de enciclopédias escritos por escritores liberais ou seculares para explicar este termo.

Eles também usam a clássica idéia agnóstica da doutrina que diz que a Trindade é "matematicamente absurda" porque 1 + 1 + 1 = 3, não 1! Eles não sabem que quando dizemos que "Deus é um" e "Deus é três" o um e os três se referem a referentes diferentes; uma substância, e três pessoas. Pode se dizer a eles que a Trindade não é uma "coisa" mas um grupo de seis doutrinas vistas na Bíblia. Você pode então, se oferecer para explicar o que é a "Trindade".

As seis doutrinas separadas são como segue;

1. "O Pai é Jeová" com o qual a Sociedade concorda,

2. "O Filho é Jeová" que eles rejeitam,

3. "O Espírito Santo é Jeová" que eles rejeitam porque eles também rejeitam a personalidade do Espírito. Para a Testemunha, o Espírito Santo é só um poder ou uma força de Deus.

Junto, estas três proposições simples descrevem a Unidade da substância de Deus. Então há mais três;

4. "O Pai não é o Filho" com o qual eles concordam,

5. "O Filho não é o Espírito" com o qual eles concordam, e

6. "O Pai não é o Espírito" com o qual eles concordam.

Juntas, estas três proposições descrevem a distinção entre as eternas Pessoas eternas da Divindade de Jeová. Juntas, estas seis proposições esboçam as características essenciais da doutrina da Trindade.

Mas note que a Testemunha de Jeová concorda com quatro das seis proposições. Isto já lhes faz quase trinitarianos!! Eles ficarão muito chocados em observar isto, porque eles ouviram tanto da "doutrina pagã" da Trindade que nunca lhes aconteceu descobrir o que realmente é. Só bastaria que eles concordassem com declarações 2. e 3. para se tornarem trinitários. Você já mostrou que o Filho é Jeová, e o terceiro pode ser facilmente demonstrado de IICo. 3:16-18, onde até mesmo sua própria tradução diz corretamente, "Jeová é o Espírito" e então fala de "Jeová o Espírito".

A personalidade do Espírito Santo também é mostrada em Jo. 14:26, 15:26, 16:7-15, ou Ef. 4:30, onde o Espírito é que ensina, testemunha, glorifica Cristo, guia os crentes, ouve, fala, descubre a verdade, e lamenta o nosso pecado. Será que a Testemunha diria que testemunhar é um ato impessoal? A eletricidade pode ficar triste? Claro que não.

Este artigo de três-parte é concluído a Jesus é Jeová - Parte Três.

Jesus is Jeová: How to Witness to Jeová’s Witnesses About The Deity of Christ (Jesus é Jeová: Como Testemunhar às
Testemunhas de Jeová Sobre a Divindade de Cristo) © Janeiro 1996 R. K. McGregor Wright, Ph.D. para Aquila and Priscilla
Study Center.

Fonte: www.dtl.org

VOLTA

           

Free Web Hosting