HOME > SEITAS E HERESIAS > TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Ap. 3.14 - Jesus é um ser criado?

Emerson de Oliveira

"Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus" (Ap. 3.14)

As Testemunhas de Jeová dizem sobre este versículo: "Mas, visto que sabemos à base de Revelação 3:14 que o próprio Jesus também foi criado..." (A Sentinela, 15 de Outubro de 1970, p. 638). O cerne da questão é a parte c do versículo: "o princípio da criação de Deus"


Matthew's NT Poole's Commentary diz:

"o princípio da criação de Deus": aqueles que negam a Divinidade de Cristo, se enganam em seus pensamentos que este texto permitirá o luxo de defenderem seu erro; pois arché, a palavra aqui usada, não só significa a causa, mas principado, ou o chefe, ou príncipe  (Ef.3:10; Col 1:16). Já que Cristo é arché, que nós traduzimos 'o princípio', porque Ele foi o Criador, a causa eficaz da Criação, Ele tem um senhorio sobre toda a Criação; todo poder no céu e na Terra são dele e todos os joelhos no céu e na Terra se dobram ante Ele (F.2.10). A menos que interpretemos como uma nova criação, um novo mundo, para que Ele fosse o princípio do Evangelho; ou me particular as almas, para que Ele é o princípio de regeneração e santificação. Mas ainda que isto é uma verdade e consistente com a frase grega (Gl. 6.15), não vejo nenhuma razão para usarmos isto contra os arianos, ou sua  descendência espúria; por tomar a Criação, como ordinariamente ela significa, por dar a todas as criaturas seu primeiro ser, Cristo foi sua causa e seu princípio, sem ele nada foi feito; e Ele tinha um senhorio e domínio sobre ela". 

Jamieson, Fausset and Brown Commentary:

"o princípio da criação de Deus—não que Deus o criou primeiro, mas como em Cl.1:15-18, Ele é o Principado de toda a Criação, seu instrumento de origem. Toda a Criação não seria representada adorando-O, se Ele fosse uma criatura. Seu ser o Criador é uma forte garantia de Sua fidelidade como 'a Testemunha e Amém'

Robertson's NT Word Pictures:

"{o princípio da criação de Deus} (h arché tho ktiseov tou yeou). Não a primeira das criaturas como os arianos e os unitarianos dizem, mas a fonte originadora da Criação através da qual Deus age (Cl. 1:15,18, uma passagem que talvez fosse conhecida pelos laodiceanos, Jo. 1:3; Hb. 1:2, como é claro em Ap. 1:18; 2:8; 3:21; 5:13)".

John Gill's Expositor

"o princípio da criação de Deus; não a primera criatura que Deus fez, mas a primeira causa da Criação; o primeiro Pai, produtor e a causa eficaz de cada criatura; o autor da velha Criação, que fez todas as coisas do nada no princípio dos tempos; e da nova Criação, o eterno Pai de todos os que se fazem nova criatura; o Pai do mundo futuro, ou da nova era e dispensação do Evangelho; o Fabricante do novo céu e nova terra; assim, o verdadeiro Juiz de toda a Terra, para convocar todas as naciones diante dele, e governá-las. A frase é judaica, e era um título que os judeus davam a Metatron, por quem eles às vezes queriam dizer o Messias; como as palavras em Gn. 24:2 e Abraão disse para seu servo, eles parafrasearam assim: 

"e Abraão disse a seu servo", este é Metatron, (ou o Mediador), o servo de Deus, "o maior de sua casa"; pois ele é o
Mwqm lv wytwyrb tlxt, "o princípio da Criação de Deus", quem governa sob tudo e todos; pois o Deus bendito e santo lhe deu o governo de todas as suas hostes” (Zohar in Gen. fol. 77. 1)

Cristo é o
arch, "o Príncipe", ou Governador de todas as criaturas". (grifo nosso)

Então, nós vemos que este texto não diz que Jesus foi criado, mas que Ele foi a cabeça e o governador de todas as criaturas.

 

VOLTA

           

Free Web Hosting