HOME > APOLOGÉTICA GERAL 

        Eu vivi uma vida satisfatória. Eu irei para o céu, se existir um?

Algumas pessoas dizem: "bem, eu sou cristão. Eu acredito nos Dez Mandamentos. Eu tento manter uma vida cristã correta". 
A crença que a bondade ganha a salvação eterna é um dos maiores equívocos sobre o ensino cristão. A questão é, você é "bom" pelo padrão de quem — de Deus ou do homem? Jesus nos manda: "sede perfeitos, como o vosso Pai que está nos céus" (Mt. 5:48). Contudo, como Jesus estava dizendo, ninguém poderia satisfazer este padrão. Ninguém é bom o bastante para ganhar a salvação. 
Você pensa que você é perfeito ou você está pedindo para Deus aceitar um pouco do mal, alguma imperfeição. Em qualquer caso, o pecado do orgulho nos condenaria. O pecado é algo que não satisfaz o padrão perfeito de Deus. É o pecado que nos separa de Deus. 
Na lei e até mesmo na teologia, uma única violação dá o veredicto de culpado. O cristianismo reconhece a verdade que nossa culpa é mais que uma ou duas transgressões, mas uma condição ininterrupta de pecado. Não se passa um dia sem que ao menos uma pessoa não pense nisto. 
A maioria das pessoas que dizem que elas tentam seguir os Dez Mandamento talvez nem mesmo sabem o nome de dois ou três deles. Certamente, ninguém guarda todos os Dez Mandamentos toda hora. Cristo nos ensina um significado mais profundo do pecado. Ele nos alertou sobre os pecados do coração. Se nós odiamos ou brigamos com nosso irmão cometemos assassinato em nosso coração. O pecado de luxúria é adultério no coração. 
Estas características expõem a verdadeira natureza do que está em cada um de nós: prejuízo, ressentimento, ciúme, inveja, arrogância, egocentrismo, auto-piedade, cobiça, malícia, calúnia, decepção, indolência, deslealdade, negligência, ódio, fracasso para perdoar, rejeição de Deus, e idolatria. Se estas coisas não forem bastante por si, nosso fracasso para admitir nossas limitações seria mais difícil. Um aspecto de nosso pecado é nosso esforço para justificar nossas faltas. 
O cristianismo ensina que os pecados de omissão são tão importantes quanto os pecados realizados. Por exemplo, a falta de fazer algo bom para um vizinho é tão pecaminosa como fazer mal a ele. Devemos amar a cada pessoa no mundo tanto quanto elas se amam e amar a Deus, com toda nossa força e alma (Mc. 12:30-31). Este é o padrão da bondade ede Jesus! 
De todas as religiões ou ideologias, só o cristianismo tem como base uma compreensão que todos os homens são pecadores e estão fora da glória de Deus (Rm. 3:23, também Gn. 6:5, 8:21, IRe. 8:46, Jó 25:4-6, Sl. 14, 51:5, 53:1-3, 58:3, 130:3, Pv. 14:12, 20:9, Ec. 7:20, 7:29, 9:3, Is. 53:6, 55:8-9, 64:6, Jr. 17:9, Mc. 7:20-23, Jo. 3:19, 8:34, 44, rRm. 3:9-12, 5:12-21, 7:14-25, Ef. 2:1-3, IJo. 1:8). A questão é - ele é verdadeiro? 
Considere isto. Você estaria disposto a deixar todo mundo ver seus pensamentos durante as últimas 24 horas projetadas numa parede branca? Samuel Johnson disse: "todo homem sabe o que de si mesmo ele não ousaria falar para seu amigo mais próximo". 
Há um lado escuro na humanidade. A luz de Deus revela tudo sobre nós e inclui nosso lado escuro. Às vezes corremos da luz. 
Um modo de expor a mentira que o homem é basicamente bom, é olhar o comunismo. Baseado na noção que o homem trabalhará para o bem comum (ou é pelo menos perfeito pela lei e evolução), o comunismo foi o maior fracasso sob seus governados. 
A evidência da natureza pecadora do homem é visível. Os antropólogos nos mostram que um terço de todos os humanos que já viveram morreram nas mãos de outros humanos. Só no séc. XX, o mais avançado ("iluminado") em toda a história, mais de 100 milhões de pessoas foram assassinadas por seus próprios governos (Rússia, Alemanha, China, Camboja, etc). Diariamente, as manchetes de jornal provam a verdade da natureza pecadora do homem. Noventa e nove por cento dos americanos pelo menos, serão vítimas de roubo. João Stott nota que toda casa na América não só tem uma porta, mas uma fechadura também. 
Lembremo-nos que o inferno é uma realidade. Jesus falou do inferno mais que qualquer outro escritor bíblico. O Inferno, de fato, foi uma das coisas que Ele mais falou (seguidos dos anjos e amor). Não seria exagero que nós estamos tão longe do padrão da santidade de Deus que todos nós merecemos o castigo eterno no inferno. Este realmente é um negócio muito sério. 
A mensagem cristã diz que os seres humanos foiram criados "muito bons" por Deus, mas que estão separados de Deus pelo pecado, devendo ser redimidos para se tornar o que eles fdeveriam ser. Pergunte se você é perfeito e vivendo uma vida que agrada a um Deus santo. Você é absolutamente honrado, puro, amoroso, e abnegado? Você ama seu vizinho como você? A condição humana é que não há nenhuma pessoa inocente. A necessidade de um Salvador é evidente. Só o cristianismo dá uma última resolução para este dilema (Rm.os 3:23-24, 5:8, 6:23, Cl. 1:13-14). 







VOLTA

           

Free Web Hosting