HOME > APOLOGÉTICA GERAL 

Há evidência racional para a existência de Deus? 


Os autores Boa e Moddy explicam que há três possibilidades essenciais sobre a origem do Universo e as implicações sobre Deus: 

1. Que o Universo surgiu do nada. Pouco precisa ser dito sobre esta noção. Nada não produz nada. Esta premissa não é lógica nem razoável. 
2. Que o Universo é eterno. Há três fortes razões científicas para o Universo não ser eterno: (a) a teoria do Big Bang, (b) a abundância de hidrogênio, e (c) a decadência irreversível do Universo. 
     a. A descoberta por Edwin Hubble que o Universo parece estar se expandindo uniformemente em todas as direções leva à conclusão que o Universo teve um começo. 
     b. O hidrogênio está continuamente sendo convertido em hélio pelo processo de fusão nuclear. Este processo é irreversível. Assim, a abundância de hidrogênio no Cosmo desmente a noção de um Universo eterno. 
     c. A segunda lei da termodinâmica diz que enquanto a quantidade total de energia permanece constante (a primeira lei), a disponibilidade de energia utilizável no Universo constantemente está diminuindo (a segunda lei). Sem a intervenção de um agente sobrenatural (Deus), as estrelas já teriam se consumido e o Universo já teria perdido a corda como um relógio sem ninguém para dar corda nele novamente. A conclusão lógica é que não pode ser verdade que já se passou uma quantidade infinita de tempo porque o Universo teria chegado a um estado frio e inanimado de equilíbrio absoluto. 
3. Que o Universo foi criado por um ser eterno. Por processo de eliminação, a existência de um Deus onipotente é a conclusão mais racional para a origem

O bom senso leva à mesma conclusão. Há evidência de desígnio inteligente ao redor de nós. Se você ver o ninho de um pássaro, vai conclui que um pássaro o fez. Se ver um computador, ele tem que reconhecer a evidência de um desenhista inteligente de computador. O fato de uma criação exige um criador. 
Há numerosas outras evidências científicas para a existência de Deus. Até mesmo cientista agnóstico Stephen Hawking, considerado o cientista mais conhecido desde Albert Einstein, reconhece: "...o Universo e as leis da física parecem ter sido especificamente projetados para nós. Se tivesse valores ligeiramente diferentes, a vida como nós a conhecemos não seria possível: o átomo não seria estável, ou eles não combinariam em moléculas, ou as estrelas não formariam os elementos mais pesados, ou o Universo se desistegraria antes que a vida pudesse se desenvolver, e assim por diante...". (Austin American-Statesman, 19 de outubro de 1997). Nós admitimos que as leis da física só poderiam ter vindo de um Deus onipotente e racional. 

 

VOLTA

           

Free Web Hosting