HOME > CIÊNCIA 

                                       Cristianismo e Ciência

Por: Nick Cuthbert
Tradução: Emerson H. de Oliveira

É muito incorreto dizer que a ciência é inimiga do cristianismo. A ciência é uma tentativa de explicar, investigar e olhar o que está ao redor de nós no mundo natural. Deveria nos ajudar a ter um entendimento melhor do mundo que Deus fez e não conflitar com uma crença em Deus. Porém, a Bíblia não é um livro científico. Isto não significa que é cientificamente inexata, mas nunca tem a intenção de ser um livro científico. É um livro sobre Deus, o mundo, o homem e como ele pode ser salvo. No caminho, será preciso no que ensina mas não tem a intenção de nos dar uma lista de leis científicas. 
O modo mais fácil de entender isto é ver que a ciência tem a ver com mecanismo, já que a Bíblia tem a ver com significado. A Ciência nos fala do COMO, e a Bíblia nos fala do PORQUE. A Ciência pode nos falar como o corpo trabalha e a Bíblia nos conta o que nós somos. Claro que a Bíblia faz afirmações mecânicas científicas sobre o mundo e assim não é uma separação completa, mas é primeiramente um degrau na escada de mão. 
Você pode imaginar um homem dizendo à sua esposa: 'eu realmente a amo pelo que você é; você tem gordura o bastante para 7 barras de sabão, ferro bastante para fazer 1 prego médio, açúcar bastante para 7 xícaras de chá, fósforo suficiente para fazer 2,200 palitos de fósforo, potássio suficiente para explodir uma TELEVISÃO e enxofre bastante para libertar um cachorro normal de suas pulgas!' 
Poderia ser verdade! Mas não é precisamente suficiente para construir uma boa relação, não é? Seria improvável que ela gostasse dessa descrição! Provavelmente, ela gostaria de ser amada por quem ela era e não pelo quê ela era. Todos nós conhecemos algo que nós nos esforçamos para entender quem e por que nós somos. 
Um professor escreveu: 'às vezes, as pessoas perguntam se a religião e ciência são opostas. Eles são no sentido que o dedo polegar e os dedos de minha mão são opostos um ao outro. É uma oposição por meio da qual qualquer coisa pode ser entendida'.
Albert Einstein disse: 'a Ciência sem religião é paralítica. A Religião sem a ciência é cega'. E C.S.Lewis afirmou que: 'as leis do movimento não determinam o movimento das bolas de bilhar; elas analisam o movimento depois de qualquer outra coisa...providenciou.' 


VOLTA