HOME > SEITAS E HERESIAS > ESPIRITISMO

Formas de espiritismo

Fonte: http://www.textosdareforma.net.

A PALAVRA "ESPIRITISMO"

A palavra espiritismo é formada de duas outras:
- Espírito: do grego pneuma - pneuma - vento, respiração, movimento de ar, alento, alma, espírito de vida, aquilo que dá vida ao corpo.
- Ismós: doutrina filosófico-religiosa.

Espírita: Diz Allan Kardec é todo aquele que acredita nas manifestações dos espíritos. (“Livro dos Médiuns” pag. 44).


ALGUMAS FORMAS DE ESPIRITISMO

1) Tendência ortodoxa: é o Kardecismo puro, exclusivo, que não permite ulterior desenvolvimento, nem tolera a presença de outros “espiritismos”.

2) Tendência Rusteinista: João Batista Roustaing, advogado de Bordéus e presidente da Ordem dos Advogados, teve seu primeiro contato com o espiritismo em 1861. Leu então as principais obras de Kardec e começou a interessar-se morbidamente por questões religiosas. Meteu-se num desordenado estudo do Antigo e Novo Testamento e chegou a conclusão de que era necessário conseguir novas revelações sobre a Revelação contida na Bíblia.

3) Tendências ubaldista: Pietro Ubaldi nasceu na Itália em 1886. Estudou direito em Roma e dedicou-se depois ao magistério, ensinando inglês no Liceu de Módica, na Sicília. Desde muito cedo começou a ouvir uma “voz”. Essa misteriosa “voz” lhe ditou depois os seguintes livros: “A Grande Síntese”; “As Noures”; “Ascense Mística”; “História de um Homem”; “Fragmentos de pensamento e de Paixão”, “A Nova Civilização do Terceiro Milênio”; “Problemas do Futuro”; “Ascensões Humanas”; “Deus e o Universo”.

4) O Espiritismo Racionalista do “Redentor”: A reação mais violenta e extremada dentro do Espiritismo Kardecista surgiu em 1910 com o Sr. Luiz de Mattos, fundador do “Espiritismo; Racional e Científico (Cristão)”, que tem sua sede principal no “Centro Espirita Redentor”, no Rio de Janeiro.

5) O Círculo Esotérico da Comunhão do “O Pensamento”: Foi fundado em 27/06/1909 pelo Sr. Antônio Olívio Rodrigues. Tem sua Sede central em São Paulo e possui mais de 1.400 centros (eles dizem “Tattwas”) espalhados por todo o Brasil.

6) O Rosacrucianismo: Temos no Brasil as seguintes organizações rosacrucianas: A Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC), a Fraternidade Rosacruz de Max Heindel, a Fratemitas Rosae Crucis (FRC) de Clymer, a Fratemitas Rosicruciana Antiqua (FRA) de Krumm-Heller, e a Igreja Expoente (Ordem Kabbalística da Rosa-Cruz) do Sr. Léo Álvares Costel de Marchevile (“Sevanada”).

7) A Legião da Boa Vontade: Organizada, fundada e dirigida pelo Sr. Alziro Zarur, nasceu do Programa “Hora da Boa Vontade”, que o Sr. Zarur lançou na Rádio Globo em 04/03/1949. No dia 01/01/1950 foi oficialmente fundada a LBV, para “promover a fraternidade humana em bases verdadeiramente cristãs” e proclamando que “ninguém será salvo pelas boas obras que praticou, em cumprimento aos mandamentos divinos” (o que está correto segundo a Bíblia).

VOLTA