HOME > SEITAS E HERESIAS > TESTEMUNHAS DE JEOVÁ 

As Testemunhas de Jeová estão certas

Fonte: The Watchman Expositor
Tradução: Emerson H. de Oliveira

 Sim, elas têm razão em algumas coisas, mas estão erradas com as principais doutrinas da Palavra.

 Elas estão:

Certas  - em acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus.

Erradas - em pensar que a Bíblia não pode ser entendida a não ser se for explicada pela Sociedade da Torre da Vigia.

Certas - em acreditar na Criação ao invés da evolução.

Erradas - em  acreditar que Jesus Cristo é um ser criado.

Certas -  em ensinar a ressurreição de Cristo.

Erradas - em ensinar que Ele foi elevado em espírito.

Certas - em acreditar que Jeová é o único e verdadeiro Deus.

Erradas - em rejeitar a doutrina da Trindade.

Certas - em acreditar que Jesus é o Filho de Deus.

Erradas - em não acreditar que Ele é Deus Filho.

Certas - em acreditar que Jesus é um Deus forte.

Erradas - em não acreditar que Ele é Deus Todo-Poderoso.

Certas - em  honrar e adorar Jeová.

Erradas - em não reconhecer que Jesus é Jeová, e recusar adorá-Lo.

Certas - em acreditar na unidade.

Erradas - em acreditar que a Torre da Vigia é a Organização Teocrática de Jeová.

Certas - em reconhecer que a Bíblia fala da pura religião.

Erradas - pensando que a Sociedade da Torre da Vigia é a verdadeira religião.

Certas - reconhecendo a importância das boas obras.

Erradas - acreditando que só as obras são necessárias à salvação.

Certas - ensinando a Segunda Vinda de Cristo.

Erradas - acreditando que Cristo veio em 1914.

Certas - acreditando no Reino de Deus.

Erradas - acreditando no que ensina a Sociedade da Torre da Vigia.

Certas - acreditando que a Lei judaica ensinava contra beber sangue.

Erradas -  em falar contra transfusões de sangue.

Certas -  traduzindo a Palavra de Deus.

Erradas -  pervertendo a Tradução do Novo Mundo com suas doutrinas.

 Seis Razões porque as Testemunhas de Jeová estão erradas

 1. Elas acreditam que já que a Sociedade da Torre da Vigia (STV) é a Organização Teocrática de Jeová é o canal exclusivo para o disseminação da verdade. Então, elas aceitam a informação que a STV lhes dá sem questionar a precisão da informação.

 2. Muitas vezes elas dão uma interpretação alegórica à Escritura e fazem as figuras das Escrituras aplicarem-se à Sociedade.

 3. Temas como Trindade, a União de Hipostática de Cristo (que Cristo é ao mesmo tempo Deus e homem), o Destino Revelado dos Perdidos (Inferno), e a Soberania Absoluta de Deus são assuntos que estão além da compreensão humana.

As TJ se recusam a acreditar em qualquer coisa que não podem entender.

 4. Já que graça é um princípio contrário do pensamento do homem natural, as TJ e todas as outras seitas e religiões pagãs acreditam na salvação pelas obras. As TJ e outras seitas dizem que acreditam na salvação pela graça, mas na verdade não conhecem a graça de Deus (Cl.1.6)

 5. Já que eles pensam que a Bíblia realmente não pode significar o que diz (por exemplo
 sobre que Jesus é Jeová, que Jesus é Deus Todo-Poderoso, e que a vida eterna é uma
condição atual e não futura), elas acham que podem mudar as Escrituras para se ajustar às suas doutrinas (por exemplo Jo. 1:1; Hb. 1:8; Jo. 8:58; Fl. 2:5; Cl. 1:16-20).

 6. Sem autorização bíblica elas fundam seu esquema de especulação profética na teoria de um dia por ano (Ez. 4:6). Sua fé na STV não muda, apesar da mesma Sociedade ter alterado as datas proféticas em várias vezes.

 Doutrinas da Bíblia não ensinadas nos livros da Sociedade

 Eu repito: as Testemunhas de Jeová estão erradas em sua interpretação das maiores doutrinas da Bíblia. Vou agora mostrar dez doutrinas da Bíblia que não são mostradas nos livros da Watchtower. 

1. A doutrina da morte substitucionária de Cristo não é apresentada na literatura TJ.
Elas até fazem alguma referência ao resgate de Cristo, mas a não ensinam que o Senhor Jesus morreu no lugar do pecador (IICo. 5:21; IPd. 2:24; 3:18).

Já que somos os pecadores, precisamos de um Salvador, precisamos de um meio que nossos pecados possam ser perdoados. A Bíblia apresenta o Senhor Jesus Cristo como o Salvador (Mt. 1:21).

Na literatura TJ, o Senhor Jesus é apresentado como uma criatura de Deus, como um deus pequeno. A Ajuda ao Entendimento da Bíblia (um livro das doutrinas TJ) mostra que o "Cristo" realizou a salvação como agente de Jeová.

A Bíblia apresenta o Senhor Jesus como o Salvador.

 2. Deus não só quer salvar os homens, mas Ele quer que eles saibam que eles estão salvos (IJo.5:13).

Deus quer que nós tenhamos a garantia de nossa salvação (IITm. 1:12). Ele quer que nós percebamos que a salvação é uma posse presente e não futura (Jo. 5:24).

As Testemunhas de Jeová não tem a garantia de salvação porque seu sistema depende da salvação pelas obras, e eles nunca sabem quanto estão trabalhando bastante para isso.

3. Existe a doutrina da garantia, mas a doutrina da segurança é diferente dela.

A Bíblia ensina, "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."
(Rm. 8:35-39).

 A doutrina da segurança é menosprezada por todas as seitas.

 4. O Senhor Jesus disse, "eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (Jo. 10:10).

 Nós temos vida perpétua quando recebemos o Cristo (Jo. 4:24) e Ele fez tudo para que pudéssemos desfrutá-la aqui e agora.

Não se encontra nenhum ensino de vida vitoriosa nos livros TJ. Seu sistema inteiro ensina que somos nós mesmos que nos responsabilizamos pela nossa felicidade.

Você nunca achará nos livros deles um ensino que Cristo está em você e luta por você. Eles não defendem a frase "Cristo vive em mim" (Gl. 2:20). Eles não ensinam que Cristo é a nossa vida (Cl. 3:4).

 5. A Bíblia nos pede que sejamos cheios do Espírito Santo (Ef. 5:18). Ser cheio Dele significa ser controlado pelo Espírito.

 A vida cheia do Espírito Santo é a vida cristã normal. Nós seremos conduzidos pelo Espírito (Rm. 8:14). Quando estamos no Espírito não praticamos das obras da carne (Gl. 5:16).

 Você não achará este ensino nos livros TJ.

 6. O Novo Testamento fala muito sobre a Igreja.

 O Senhor Jesus quis apresentar Sua Igreja sem mancha ou ruga (Ef. 5:27).

 No livro de Efésios a igreja é apresentada sob três figuras. É o corpo de Cristo (Ef.1:22,23). É o edifício de Deus (Ef.. 2:20-22). É a noiva de Cristo (Ef. 5:24-32).

As TJ não vêem a igreja como um organismo, o corpo de Cristo, mas eles enfatizam o Reino como sendo a Organização Teocrática de Jeová.

Eles não reconhecem que a Igreja é o corpo de Cristo funcionando como um corpo (Ef. 4:16).

 7. As TJ não exaltam o Senhor Jesus. Então, eles não O apresentam como o Poderoso Pai misericordioso e compassivo que sempre intercede por nós (veja o livro de Hebreus, esp. 7:25).

 8. As TJ não admitem que o cristão tem autoridade sobre o mal (Lc.9:1,2).

 Da mesma maneira que um policial tem a autoridade para dirigir o tráfico, da mesma maneira o cristão tem autoridade sobre os principados e poderes.

 9. Naturalmente, nós não vemos o Senhorio de Cristo na literatura TJ.

Cristo é chamado de Senhor mais de 500 vezes no Novo Testamento. Ele especificamente é chamado de Senhor de todos em At. 10:36, mas os TJ não reconhecem esta revelação, pois iria acabar com sua doutrina.

 10. A Bíblia ensina, "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor." (ITs.4:16-17).

"Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão." (1Cr.15:51-58).

 A Bíblia ensina o rapto da Igreja claramente, mas as TJ não aceitam este ensino, porque acabaria com sua doutrina que o Cristo voltou em 1914.

 Versículos que são ignorados ou mal explicados pelas TJ

 "No princípio era o Verbo, e o Verbo era Deus" (Jo. 1:1).

 "a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." (Jo. 5:23, 24).

 "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU." (Jo. 8:58).

 "Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!" (Jo. 20:28).

 "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gl. 2:20).

 "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Fl. 2:9-11).

 "porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.": (Col. 2:9, 10).

 "mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino." (Hb. 1:8).

 "Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai." (IJo. 2:23).

 "Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, Todo-Poderoso." (Ap. 1:8).

A confusa baderna das TJ resultou em milhões de professos cristãos desviados.

 A maioria de seus convertidos vem de igrejas incultas.

Os ensinos TJ resultaram em centenas de casas divididas, e resultará na eterna danação de todos os que não se arrependerem e saírem desta seita satânica para a vida em Cristo.

 

VOLTA

           

Free Web Hosting