HOME > SEITAS/HERESIAS > TESTEMUNHAS DE JEOVÁ 

Jesus deve ser adorado?

Por: Jehovah's Witnesses: a critical analysis
Tradução: Emerson de Oliveira


A palavra "adoração" no Novo Testamento é derivada da palavra grega "proskuneo". Esta palavra é utilizada nas Escrituras para Jeová Deus e Jesus Cristo. 
Porém, nas edições mais recentes da Tradução do Novo Mundo da Sociedade Torre de Vigia, os versículos que usaram a palavra "adoração" em aplicação para Jesus, foram mudados para "prestar homenagem", uma palavra que conota algo MENOS que a verdadeira adoração traduzida a Deus. 

OS LÉXICOS GREGO-INGLÊS 
Hebreu 1:6 -  "E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem". 

As Testemunhas de Jeová citam o Léxico Grego do Novo Testamento (Bauer, Arndt, Gingrich) e concluem que "proskuneo" aqui significa "curvar-se respeitosamente, prestar homenagem" (Sentinela, 15 de março de 1983, p. 18) 

Mas o Léxico aqui não está definindo qualquer uso particular da palavra da "proskuneo" no Novo Testamento. À medida que formos lendo, várias coisas ficam claras. A definição, até onde a Torre de Vigia citou, também é usada em escritos não-bíblicos e pode se referir à falsa adoração de homens divinizados e objetos santos. (Léxico p.723) 

Além disso, começando onde a Torre de Vigia parou, o Léxico diz: 
" ...os persas fizeram isto na presença de seu rei divinizado e os gregos diante de uma divindade ou algo santo..." 

Aqui, é aparente que "proskuneo" é algo mais que mero respeito, como uma saudação ou chamando alguém "senhor". E certamente esta descrição não implica que a verdadeira adoração não deve ser entendida em Hb. 1:6

No ponto 2, do dicionário, é definido:
- "para Deus" item "a". O tipo de adoração em Hb. 1:6 é listado como sendo usado "do Deus adorado pelos monoteístas (cristãos, judeus, samaritanos)" (Léxico p.724) 
O Léxico lista esta forma de adoração em Hb. 1:6 com o que Jesus disse será oferecido ao Pai em Jo. 4:21,23 e daquela restrita a Jeová em Lc. 4:8 e Mt. 4:10

ADORAÇÃO RELATIVA 
Pergunta: "prestar homenagem" significa o mesmo que "adoração relativa"? 

Como a Sociedade de Torre de Vigia não acredita que Jesus realmente é Deus, não há muita diferença entre adoração e idolatria "relativa" (indireta). A Torre de Vigia definiu idolatria como: 
"...os que adoram qualquer um ou qualquer coisa que não seja o verdadeiro Deus". (Sentinela, 15 de março de 1963, p.53)

Mas pelas declarações da Torre de Vigia, a adoração através de Jesus, tem que ir para o próprio Jesus: 
"Não é correto pensar que a honra dada a imagens é meramente "relativa", pois na prática...a adoração da própria imagem é real". Seja Deus Verdadeiro, 1952, p.150.

A Torre de Vigia diz mais: 
"Um religioso não pode dar a desculpa dizendo que ele está somente dando uma adoração e honra 'relativa' a própria imagem, não a adorando, mas só aquele que a imagem representa". A Verdade Lhes Fará Livres, 1943, p.37, 

As duas declarações acima se referem às "imagens" usadas na Igreja católica. Mas até mesmo na "adoração relativa" das Testemunhas de Jeová, a adoração que passa por Jesus, que em certo sentido se torna semelhante a uma "imagem", tem que ser REAL, se é dirigida para o próprio Deus.

A publicação da Sociedade "Raciocínios à Base das Escrituras" diz sobre a adoração: 
" Nós temos que entender que é " proskuneo " com uma atitude particular de coração e mente que só deveriam ser dirigidos para Deus ". (p.215) 

Se o Jesus um ser criar é, então o Pai comandou todos os anjos para se ocupar de adoração de criatura em hebreu 1:6. Deus realmente faria isto, ou " é adoração " de criatura relativa? 

Desde o Testemunha acredite que o Jesus um anjo exaltado é, (DESPERTE! 9-22-59 p.7) um anjo pode receber " adoração " relativa? o livro de A Sociedade, Deixe Deus Be Verdadeiro, 1952, p.151 respostas,: 
Honra " relativa para Deus por um anjo era reprovou nestes palavras: " Tenha cuidado! Não faça isso! (Ap. 19:10; 22:8,9) 

Finalmente, advertência que o Pai comanda todos os anjos para adorar o Filho. Se o Jesus fosse o Miguel o Arcanjo, hebreu 1:6 teria dito: " Deixe todos os " outros " anjos O " adorar. 
O Torre de Vigia uma vez usado este mesmo versículo para provar que Jesus não pôde ser o Miguel! (O WT Nov. 1879, p.4) 

O Tradução do Novo Mundo vai tão distante sobre traduza o exato mesmo palavra grega como " adoração " quando aplicou a Jeová, mas " obeisance quando aplicou a Jesus Cristo. Então a Sociedade vai para grandes durações tentar e fazer " obeisance " significa algo menos que adoração! Por que eles fazem só isto quando a palavra " adoração " é usada com relação a Jesus Cristo? As palavras " adoram " e " obeisance " significam a mesma coisa exatamente! 

Jesus aceitou a adoração de homens ao longo do Novo Testamento: 
Mateus 14:33 " Então eles isso estava no navio veio e o adorou..." 
Mateus 28:9 " E como eles foram falar para os discípulos dele, veja, o Jesus os conheceu e diz, Todo o granizo. E eles vieram e o seguraram pelos pés, e o " adorou. 

A publicação de Torre de Relógio Tem certeza de Todas as Coisas (1965) tem este título errôneo e absurdo em página 283: 
" Ele (o Jesus) ensinou para os homens a não o adorar, mas adorar Jeová, o Pai " dele. 

Ele não fez nenhuma tal coisa! Não há nenhum versículo na Bíblia inteira que diz que só o Pai deveria ser adorado. 
Direito então virando ao redor no razoamento trançado deles/delas, e em oposição direta para o " Tenha certeza de Todas as Coisas " reserve, o Razoamento mais novo " Dos Scriptures"(1985) teve esta pergunta em página 214: 
" Faz o fato que adoração é dada ao Jesus prova que ele Deus " é? 
Agora eles estão admitindo que adoração foi dada ao Jesus! Este At. de adoração foi recusado pelos homens e anjos na Bíblia (At. 10:25 e Ap. 19 e 22) 

No comentário de Bíblia deles/delas, " Perspicácia nas Escrituras " debaixo de " Obeisance ", em página 523, eles declaram: 
" ...bowing para qualquer um diferente de Jeová como uma divindade foi proibido por Deus ". 
Assim eles pensaram o que estavam fazendo os discípulos como eles curvaram abaixo antes de Jesus, levaram cabo dos pés dele, e " O adoraram "? 
Backpedaling tão rápido quanto eles podem no " livro de Perspicácia ", eles advertem os sócios extraviados deles/delas que: 
Evidência de " ...the não garante a pessoa está lendo muito nesta tradução ". 

Que evidência? Eles não produzem nenhum que qualquer estudioso aceitaria. Jesus foi adorado (recebeu obeisance) e eles não podem explicar fora tão facilmente a palavra de Deus. 





A ESCRITURA de TORRE DE VIGIA - 1944 (Emendas 1945) 
As citações seguintes de presente de literatura de Torre de Vigia a prova mais devastadora de jornalismo desonesto: 
Artigo 2 da Escritura de Incorporação da Bíblia de Torre de Vigia & estados de Sociedade de Área: 
" Os propósitos desta Sociedade são ...public adoração Cristã de Deus Todo-poderoso e Jesus Cristo; organizar para e segurar assembléias locais e mundiais para tal adoração. 
No 1969 Anuário do Jeová Testemunha, a Escritura é citada novamente. Note como é CITADO ERRONEAMENTE de fato: 
" ...and para a adoração Cristã pública de Deus Todo-poderoso..." 
É óbvio que eles têm deliberadamente e dishonestly alteraram a própria citação deles/delas, o propósito que é evitar a referência para a adoração de Jesus Cristo. 

A citação original é mudada novamente no WT 12-15-71 p.760 ": ...and para a adoração Cristã pública de Deus Todo-poderoso [por] o Cristo Jesus "; 

Por que o desonestidade e encobrimento? Porque as mais recentes publicações deles/delas desencorajam a adoração de Jesus Cristo e comandam para os seguidores deles/delas que adorem Jeová (o Pai) só. Esta alteração é feita para roubar o Jesus do papel dele como Mediador. O Testemunha tem que olhar à organização para verdade. 

Há uma penalidade severa por não obedecer a Escritura. Em Seção 9 diz: 
Sócio de " ...a pode ser suspendido ...or expeliu para causa em willfully que viola quaisquer das por-leis ...or dos propósitos " da Sociedade. 

O que aconteceria à Testemunha de um Jeová se ele se levantava em um Corredor de Reino e disse que ele estava a ponto de adorar Jesus Cristo publicamente? 




 

 

VOLTA

           

Free Web Hosting