HOME > SEITAS/HERESIAS > TESTEMUNHAS DE JEOVÁ 

A Sociedade distorce a Trindade para melhor atacá-la

Por: © Spotlight Ministries, Vincent McCann, 2003 
www.spotlightministries.org.uk 
Tradução: Emerson H. de Oliveira


Por muitos anos, a Sociedade Torre de Vigia não só discordou da doutrina cristã da Trindade, mas também a distorceu deliberadamente. Até mesmo algumas Testemunhas de Jeová reconheceram este fato. Por exemplo, o defensor das Testemunha de Jeová, Greg Stafford, admitiu que as TJ às vezes falsificaram a doutrina cristã da Trindade: 

"Isto não quer dizer que as Testemunhas de Jeová sempre foram corretas em descrever e expor os ensinos de outros com respeito à Trindade". (Three Dissertations on the Teachings of Jehovah's Witnesses, p 221, n. 19). 

As TJ falsificam a doutrina da Trindade de duas maneiras: 

Distorção 1: Jesus é o Pai. 

Esta doutrina, chamada de modalismo, foi rejeitada pela Igreja primitiva (os modalistas ainda existem hoje na forma das Igrejas Pentecostais Unidas - não confundir com os Trinitários Pentecostais). 

Distorção 2: Que há 3 'deuses' na Trindade. 

A Igreja cristã não ensina isto. Este é um erro conhecido como Tritheism, também rejeitado por Trinitário. 

Neste momento, pode ser útil olhar o que a Igreja disse historicamente sobre a Trindade, examinando algumas seções do Credo de Athanasian (4º - 5º séculos D.C.): 


" Assim o Pai é Deus: o Filho é Deus: e o espírito santo é Deus. E ainda eles não são três Deuses: mas um Deus. Tão igualmente o Pai é o Senhor: o Filho é o Senhor: e o espírito santo o Senhor. E ainda não três Senhores: mas um Senhor. Para como como nós somos compelidos pela verdade Cristã: reconhecer toda Pessoa por Ele ser Deus e Senhor: Assim nos nos proibem pela Religião católica [Nota: isto não será confundido com " Catolicismo " Rm.. O palavra " católico " quis dizer " universal " simplesmente]: para dizer, há três Deuses, ou três Senhores ". 
Assim, por um lado, o Credo de Athanasian define a Trindade claramente como " um Deus ", e rejeita qualquer idéia desses que diriam que três deuses eram à vista. Semelhantemente, o credo rejeita o erro desses que buscariam estabelecer Modalsim destruindo as distinções entre o Pai, Filho, e Espírito igualmente, como as mostras de seção seguintes: 


" E a Fé católica é isto: Que nós adoramos um Deus em Trindade, e Trindade em Unidade; Nenhum que confunde as Pessoas, nem dividindo a Substância. Para lá é uma Pessoa do Pai: outro do Filho: e outro do espírito santo ". 
Antes de olhar alguns dos deturpação específicos da Trindade pela Sociedade de Wathchtower, a pergunta poderia ser feita de Jeová é Testemunha: " Como iria você sente se outro organisation religioso falsearam a visão de Torre de Vigia de Deus dizendo algo como: " Testemunha acredite que Deus uma mulher " é, ou um pouco de outra tal inexatidão semelhante? Este não seria nenhum deturpação bruto? Isto não seria injusto e desonesto "? 

Como declarou brevemente acima, o Torre de Vigia associou a doutrina da Trindade injustamente com Modalismo que é a convicção que o Jesus é o Pai: 


" Além disso, o mesmo Pai " de palavras " e " Filho " implicam uma diferença, e contradiz os pensamentos da Trindade e oneness de pessoa " (A Compensação Entre Deus e Tripula, Estuda nas Escrituras, Série V, 1906 ed., pág. 60). 
Contradição de " ...a para a terra comum pensada em Trinitário, que o Filho é o Pai " (O Mistério Acabado, Estuda nas Escrituras, Série VII, 1917, pág. 11, ênfase somou). 

" O trinitarians dizem: ' Deus, Jesus, e o Fantasma Santo são um, iguale em poder, pessoalmente, e eternidade, e é três em um. ' o Jesus disse: " Meu Pai é maior que eu ". (Jo. 14:28) O clero diz: ‘Jesus era o próprio pai dele. ' que Eles não contam para a verdade. A verdadeira relação entre Deus e o Jesus é isso de Pai e Filho, e esta relação sempre é reconhecida ...Jesus ' próprias palavras são determinadas como prova adicional que ele não era o próprio pai ...the clero dele que ensina a doutrina trinitária é falso testemunha ". (J. F. Rutherford, Reconciliação, 1928, pp. 117-118, ênfase somou). 


No outro fim do espectro, o Torre de Vigia falseou a doutrina da Trindade declarando que Trinitário acreditam que há 3 deuses! Isto era outra heresia antiga chamada Tritheism, também condenado pela Igreja,: 

" Nossos leitores estão atentos que enquanto nós acreditamos em Jeová e Jesus e o espírito santo, nós rejeitamos como totalmente unscriptural, o ensino que há três Deuses em uma pessoa, ou como alguns ponha isto, um Deus em três pessoas. (Torre de Vigia de Zions, 1882 de julho, pág. 369, itálicos em original) 
" ...the desarrazoado e doutrina de unscriptural da Trindade - três Deuses em uma pessoa ". (A Compensação Entre Deus e Tripula, Estuda nas Escrituras, Série V, 1906 ed., pág. 76, ênfase somou). somar à confusão, este artigo então interruptores de dar uma definição de trithesitic da Trindade a um Modalistic um: " ...all deveria notar que o contexto inteiro mostra uma distinção entre o Pai e o Filho, como nenhuma pessoa razoável usaria se ele desejou dar a impressão que Trinitário buscam tirar disto " (Ibid). 

" O espírito santo concebeu de como uma pessoa, um de uma Trindade de Deuses..." (A Compensação Entre Deus e Tripula, Estuda nas Escrituras, Série V, 1906 ed., pág. 244). 

" A doutrina assim ensinou... que há três deuses em um; para graça, Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Fantasma Santo..." (J. F. Rutherford, Reconciliação, 1928, pág. 100, ênfase somou). 

" Outra mentira fez e contou por Satanás com a finalidade de reprovar para o nome de Deus e para os homens virando longe de Deus é isso da " Trindade ". Que doutrina é ensinada pelo religionists de " Cristandade " e está em substância isto: " Que há três deuses em um..." (J. F. Rutherford, Riquezas, 1936, pág. 185, ênfase somou). 

Debaixo do título de " Está Lá uma Trindade " no livro Deixe para Deus ser Verdade nós achamos esta declaração: Em resumo, " a doutrina é isso há três deuses em um: " Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Fantasma " Santo (Deixe para Deus ser Verdade, 1946, pág. 81, ênfase somou). Porém, confusingly, a mesma página dá uma definição precisa da Trindade mais adiante do Credo de Athanasian. Mas para somar insulto para dano, o autor deste livro acusa Trinitário de acreditar em um tipo de três deus de monstro encabeçado então!: " Quando o clero é perguntado pelos seguidores deles/delas como tal uma combinação de três em a pessoa pode existir possivelmente, eles geralmente responderão, " Isso é um mistério ". Alguns tentarão ilustrar isto usando triângulos, trefoils, ou imagens com três cabeças em um pescoço. Não obstante, Deus-temendo pessoas que querem saber Jeová e o servir acham isto um pouco difícil para amor e adoram um complicado, esquisito-olhando, três--ed Deus. O clero que injeta tais idéias se contradirá na muito próxima respiração declarando que Deus criou o homem na própria imagem dele; e certamente ninguém sempre viu um três--ed criatura " humana. (Deixe para Deus ser Verdade, 1946, pp. 83-84, ênfase somou). 

" Rejeitando a supremacia de Deus Todo-poderoso, religião ortodoxa patrocina uma doutrina pagã de uma Trindade de deuses, nenhum Deus supremo, mas três ones de coigual. Sem parar a pessoa poderia ir e poderia apontar os erros de Cristandade religião-cristão em nome, mas de fato tão pagão quanto Roma antiga, Grécia e Babilônia de onde as religiões dela foram tiradas. (O Torre de Vigia, 1/1, 1951, pág. 21, ênfase somou). 

" Eles [i.e. as igrejas] grosseiramente falseie o Criador quando eles afirmam que ele é um triune Deus de três pessoas em um, o comparando assim para que pagãos dizem sobre os deuses " deles/delas. (O Torre de Vigia, 1/15, 1968, pp. 40-1, ênfase somou). 

" ...there são muitas doutrinas e práticas achadas em religiões ao longo da terra hoje isso têm uma origem comum na falsa religião de Babilônia. O que são alguns destes? Entre os ensinos proeminente na Babilônia antiga era: adoração de uma tríade ou Trindade de deuses ...Along com as doutrinas da " Trindade " ...any outro ensino ou prática que vão ao contrário das Palavra marcas inspiradas de Deus uma religião falso..." (A Verdade Que Conduz a Vida Eterna, 1968 ed., pág. 134, ênfase somou). 

" Se ele um Jeová é, então ele poderia ser três deuses, Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o espírito santo, como os Trinitário ensinam "? (Torre de Vigia, 1 de abril de 1970, pág. 210, ênfase somou). 

Ele " é três Deuses em um - uma Trindade "? (O que Sabe Realmente Você De Deus?, área, 1971, pág. 2). 


" Então, esses que aceitam a Bíblia como a Palavra de Deus não adoram uma Trindade que consiste em três pessoas ou deuses em um ". (Conhecimento que Conduz a Vida Perpétua, 1995, pág. 31, ênfase somou). 


Eu penso que é um deturpação sério das convicções de Trinitário para o Torre de Vigia dizer o que disse ao longo dos anos. Eu também penso que é deliberadamente acabado confundir o grau e Jeová de arquivo Testemunha, e fazer Trinitário parecer confuso e desarrazoado. Obviamente, esses a Sede de Torre de Vigia, qualquer um não sabe o que a Trindade é (se este é o caso que eles não deveriam fazer um comentário sobre o que eles não sabem), ou (e parece a eu que isto é o mais provável) eles têm maliciously falseado a Trindade para os próprios propósitos deles/delas. Se só eles seguissem o próprio conselho deles/delas: 

VOLTA