HOME > SEITAS/HERESIAS > TESTEMUNHAS DE JEOVÁ 

O Espírito Santo está ausente do Pai e do Filho?

Por: © Spotlight Ministries, Vincent McCann, 2003 
www.spotlightministries.org.uk 
Tradução: Emerson H. de Oliveira

Muitos não-trinitários, como o site O Sentinela - que disse:

Em 1 Coríntios 8:6 o apóstolo Paulo diz que só há um Deus e Pai, e um só Senhor, Jesus Cristo. Por que não se mencionou ao espírito santo em tal importante declaração de fé? Se o espírito santo é “totalmente Deus”, segundo os trinitários, o apóstolo contradisse essa noção ao explicar que só o Pai é Deus. Se o apóstolo Paulo tivesse crido na “Deidade” do espírito santo, o teria mencionado, mas não o fez.

criticam a doutrina de Trindade reclamando que o Espírito Santo parece estar ausente em muitos lugares onde o Pai e o Filho são mencionados com grande freqüência. Apesar deste parecer ser o caso em muitos versículos, uma consideração mais cuidadosa prova que o Espírito Santo é mencionado em muitos lugares ao lado do Pai e o Filho (Só alguns exemplos: Mt. 28:19; 2 Cor. 13:14; 1 Pd. 1:2, etc.) 

A razão por que o enfoque de Novo Testamento parece estar no Pai e o Filho é porque o Espírito Santo é Deus como nós O experimentamos interiormente. O Espírito faz os cristãos olharem ao Pai e o Filho, mas Ele continua presente enquanto isso. O Espírito está presente como nós experimentamos Deus subjetivamente, em vez de objetivamente, fazendo-nos olhar o Pai e o Filho. O trabalho do Espírito Santo é chamar nossa atenção para o Pai e para o Filho, em vez de para Ele (compare: Jo. 15:26; 16:15). 

Alguns exemplos de como o Espírito está presente nas experiências dos crentes com Deus pode ser visto nos seguintes versículos: 

At. 7:55-60, onde o apóstolo Estêvão tem uma visão de Deus o Pai e Jesus. Onde está o Espírito? O Espírito está presente em Estêvão: 

"Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita," (At. 7:55) 

Outro exemplo é Apocalipse 5:8-14. Neste texto Deus (o Pai) e o Cordeiro (o Filho) estão em enfoque, com toda a Criação lhes adorando. Onde está o Espírito Santo? Se Deus seguramente é triúno o Espírito deveria estar lá. A realidade é que o Espírito está lá! Onde o Espírito está? O Espírito está no apóstolo João. Siga o contexto para ver que João estava "no Espírito" (Ap. 4:2) quando ele teve esta experiência. Assim o Espírito está presente

Também vemos que os crentes estão ‘no' Espírito (Jd. 20), e adoração ‘em' Espírito (Fl. 3:3). Nota: a TNM fez uma sutil alteração em Jd.20, para tirar a noção que o Espírito Santo está EM nós:

"Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa santíssima fé e orando com espírito santo"

Notem a palavra em destaque. No grego não diz "com" mas "em". A TNM, por uma terrível alteração, dá a noção que devemos orar com "um espírito santo" e tira a referência ao Espírito Santo de Deus. A TNM não acredita que o Espírito está EM nós e por isso tira a noção que é o Espírito de Deus e diz que é o nosso espírito.

Deveríamos nos lembrar que o Espírito Santo escreveu as Escrituras (2 Pd. 1:21), assim como o ato de ler a Palavra de Deus, que é viva e ativo (Hb. 4:12), faz-nos ver o Pai e o Filho pelas lentes do Espírito Santo. 

Assim, em vez do Espírito estar ausente, Ele está muito presente, com o Pai e o Filho, em numerosas passagens de Bíblia, na experiência dos cristãos, e na palavra de Deus. 

VOLTA